Trata-se de um prato tradicional e saudável, ótimo especialmente para aqueles dias frios. Esta versão de jardineira com pota e legumes cumpre os princípios de uma dieta mediterrânica e é portanto bastante nutritiva.
A jardineira é normalmente feita com carne, e pode ser de vaca, frango, porco ou borrego – mas podem fazer com pescado tal como eu fiz com a pota ou até fazer em versão vegetariana, utilizando soja ou tofu. Quanto aos legumes utilizados são por norma a cenoura e as ervilhas, mas podes optar por feijão verde, nabo e até couves de bruxelas e pimentos.
ESTUFADO: será um bom método de confeção?
Este método de confeção, à semelhança da confeção a vapor, permite conservar todos os nutrientes dos alimentos, resultando em pratos suculentos e muito saborosos. É realizado em lume brando sendo apenas utilizado um pouco de gordura com a água libertada pelos próprios alimentos.
Devemos ter os seguintes cuidados:
Opta pelo azeite virgem extra como gordura para confecionar, tendo muita atenção à quantidade utilizada.
Não adiciones temperos industrializados como o Knoor ou outros semelhantes.
Atenção à adição de sal, devendo preferir ervas aromáticas e especiarias.
Sempre que possível utiliza tomate ao natural. Se utilizares polpa de tomate ou tomate pelado deves selecionar uma opção sem açúcar nem sal adicionado.
DETALHES DA RECEITA
Ingredientes:
600gr de tiras de pota congelada
600g de batatas cortadas em cubos
2 cenouras grandes
200g de ervilhas
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola e 2 dentes de alho picados
Pimento vermelho q.b
1 folha de louro
1 lata de tomate pelado
Sal, pimenta e piri piri q.b.
Ramo de salsa q.b
Preparação:
1. Começar por cozer as tiras de pota já descongeladas, durante cerca de 40minutos.
2. Em seguida fazer um refogado com a cebola, os dentes de alho, a folha de louro e o azeite.
3. Juntar a cenoura cortada às rodelas, o tomate pelado e alguma água da cozedura da pota. Tapar e deixar cozinhar em lume médio durante cerca de 20 minutos.
4. Acrescentar mais água e adicionar as batatas cortadas em cubos. Temperar com sal, pimenta e piri piri e deixar cozinhar até as batatas estarem quase prontas.
5. Adicionar a pota previamente cozida e cortada em pedaços, as ervilhas e um ramo de salsa. Deixar cozinhar cerca de 10 minutos em lume médio e servir assim que retirar do lume.
Este prato é daqueles que no dia seguinte está ainda melhor porque os alimentos apuram e deixam o prato muito mais saboroso. Portanto, é daqueles que até convém sobrar😉
Não deixes de experimentar e partilhar comigo📸
Comments