Exercício em jejum para perda de gordura é um dos mitos mais enraizados no mundo do fitness. Apesar de ser prática comum entre os entusiastas do fitness, a ciência não revela vantagens do treino em jejum para emagrecimento. E queres perceber porquê?
EXPLICAÇÃO
O princípio até é simples de perceber... como estamos em jejum o corpo é obrigado a ir buscar energia às reservas. Durante o jejum noturno, as gorduras são a principal fonte de energia e apenas após a primeira refeição do dia é que o nosso organismo passa a utilizar preferencialmente os hidratos de carbono, se estes forem ingeridos. Se não ingerimos hidratos o corpo não vai utilizá-los!
Ou seja, o treino em jejum pode sim fazer com que o corpo oxide mais gordura porque não tem reservas de hidratos de carbono. Mas oxidar mais gordura não quer dizer "perder" gordura corporal ➡️ou seja mesmo que oxides mais gordura naquela hora de treino, depois o corpo vai naturalmente equilibrar a oxidação quando iniciares as refeições do dia🤔
CONCLUSÃO
Não existindo nenhum aspeto negativo associado ao cardio em jejum, nem sequer uma maior perda de massa magra, fica à vontade para o implementares se:
não houver tempo de digerires o pequeno-almoço
se sentires algum desconforto durante o treino quando fazes uma refeição antes
se o teu objetivo não for aumento de massa muscular ou performance
Mas não treines em jejum para potenciares os resultados e melhorares a composição corporal, porque para esse efeito a altura do dia é indiferente, o que importa é o balanço energético😉
Obviamente vou recomendar é que façam exercício, quer seja alimentado ou não💪
Se gostaste, deixa o teu 🙌🏻 nos comentários!
🌈